terça-feira, 13 de outubro de 2009

Gestionarium IX – Elinor Ostrom prémio Nobel da Economia

E esta: hein?
Como dizia Fernando Pessa.
Passou o Tatcherismo e o Reaganismo, possíveis graças à abundancia do petróleo nas torres do Mar do Norte e nos poços sauditas e, agora que eles deixaram o pico para trás, já longe a”boutade” do economista que dizia de Adam Smith “está lá tudo”, já passado o aniversário da falência do Lehman Bros, o Nobel da Economia vai para uma simpática senhora de 76 anos que antes disso tudo já tinha visto o filme:
Não é a regulação das entidades do governo, nem as mentes brilhantes das empresas privadas que sabem gerir, que sabem fazer a “governance” como diz o barbarismo, dos recursos comunitários.
São as próprias comunidades (talvez as autarquias organizadas em células dinamizadoras).
E lembro-me da gestão comunitária de Trás os Montes, que séculos de liberalismo não conseguiram destruir.
E dos baldios de Aquilino e de quando os lobos uivam…
O mundo da economia é de facto fascinante.
E hoje, que Bagão Felix, muito triste e muito evangelicamente, diz no Oje, que a pior das desigualdades “é entre os que têm voz em excesso e os que não têm voz alguma”, talvez possamos concluir que o primeiro passo poderia ser reduzir o número de votos dos principais accionistas nas assembleias de accionistas, aumentar o número de votos dos accionistas mais pequenos, tender para o ideal cooperativo: “uma voz, um voto”.
Elinor Ostrom, de que eu ignorava a existência. Será um caso de amor à primeira vista?
Aguardemos mais informações.

2 comentários:

  1. Os bois têm que ser tratados pelos nomes: "autarquias organizadas em células dinamizadoras" quer dizer comuna, o que, bem entido, é muito diferente de comunitarização de bens de consumo. Quanto ao prémio: está visto que o comité Nobel este ano anda ou muito comunista ou muito distríado. Até Obama, o arauto da nova ordem mundial (como se isso existisse!!!), ganhou um prémio Nobel (pasme-se o mais incauto) da Paz, o tal presidente que ia acabar com a prisão de cuba e com as guerras no iraque e no afeganistão, mas ninguém sabe quando. Até lá... mais 40.000 soldados para o afeganistão!!! Ou seja, na "Casa Branca" mora agora Bush travestido de Madre Teresa e já o beatificaram ,mesmo sendo o antimilagreiro...
    PHP

    ResponderEliminar
  2. Vive la commune de Paris!
    Eu não diria tanto, talvez
    vive la communauté.
    Quanto ao prémio, é um prémio preemptive, i.é, para tentar evitar que ele mande mais malta para o Afeganistão. Mas vamos a ver. Give up on Afghanistan, mr president.

    ResponderEliminar