sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Austeridade como ideia perigosa

Surpreendentemente, encontro este video numa mensagem no facebook .
Vem da Brown University, em Providence, Rhode Island, USA.
Não é um militante de um partido de esquerda português; muito menos um humilde bloguista.
É um professor de economia  de uma universidade norte-americana que fala. Recorda que os 40% trabalhadores mais pobres dos USA não tiveram, desde 1979 até hoje, um aumento real de salários (isto só é possível através de uma compressão dos custos, e isso  consegue-se, entre outras coisas, expandindo o desemprego, comprimindo os custos do fator trabalho e as taxas de juro e "salvando bancos").
Explica que "alavancar" significa aumentar a dívida apesar do valor do bem ou dos rendimentos não subir, mas juntando a este fichas de promessa de pagamento.
Explica que se todos, bancos e partuiculares, fizerem isso, o sistema rebenta. (a nossa Dona Branca já sabia isso, mas quando os dirigentes politicos se lançam no declive, eles próprios não sabem quando vão bater, nem os eleitores o sabem).
Explica que a saída da crise é impossível se todos (publico, bancos e privados) forem pagando as dívidas ao mesmo tempo, e que a unica hipótese é os que menos ganham subsidiarem os que mais ganham, isto é, cortar na despesa dos serviços publicos que só beneficiam os que menos ganham.
O que salva o sistema é que o problema é mesmo complexo, e não dá para todas as variáveis serem apreendidas pelos eleitores. Eu, pelo menos, não consigo apreendê-las. Se conseguisse também fazia um video assim, mas confesso que não consigo.


Retirado do site da universidade Brown:
Brown University's Watson Institute for International Studies is a leading center for research and teaching on the most important problems of our time, especially issues of inequality and insecurity in an increasingly complex world. Understanding the conditions and consequences of the flows of knowledge, people, wealth and weapons across global contexts, the Watson Institute works to improve policies and the contributions of publics and media to making a better world.






Sem comentários:

Enviar um comentário