quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Carlos Pinto Coelho

Assim acontece... morrer Carlos Pinto Coelho.
Vejo a sua ultima intervenção na televisão.
A indignação por neste país se desprezar a cultura.
Tambem eu me indigno, mas sem a força dele.
Disse ele: neste país editam-se 40 livros por dia (o que leva a ter confiança no nosso povo, acrescento eu, no que Carlos Pinto Coelho concordaria pelo ar entusiasmado com que dizia 40) mas nos noticiários da televisão são noticiados 0 (e formava o zero com os dedos, enquanto na sua cara bonacheirona se refletiam já os sinais de fadiga da doença - será que a especialidade médica de saúde pública não poderá desenvolver uma ferramenta., como agora se diz, de deteção de sinais indiciadores da doença? ) .

Indigna a supressão há uns anos do programa "Assim acontece", em que ele nos mantinha ao corrente do que acontecia na cultura , na RTP2, de uma forma recetiva. Temos agora o programa "Câmara clara", mas não é bem a mesma coisa, embora seja positivo.

Parece-me também indigna, sob reserva de eu não estar na posse dos elementos todos , do programa "Um certo olhar"(mas senhores, porquê acabar com ele?), na Antena 2, uma conversa sobre a atualidade, porque lá podiamos ouvir o que os decisores que nos governam não gostavam de ouvir (será que a escola da BBC já não é acolhida?).
Carlos Pinto Coelho será continuado, nisso acredito.
É impossível degradarmo-nos tanto quanto ele não ser continuado.

2 comentários:

  1. Carlos Pinto Coelho nunca seria tão complicado a expressar uma ideia como você. Adorei, como engenheiro, o discurso do seu amigo engenheiro na altura da reforma. Tente fazer o mesmo, simples, objectivo e claro. PN

    ResponderEliminar
  2. Carissimo(a) PN

    Sometimes up, sometimes down, umas vezes simples e claro, outras vezes não.
    É mais difícil escrever um livro de divulgação científica correto do que um artigo numa revista ciemtífica.
    Torturadora Natureza, nada simples...

    ResponderEliminar