quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os genéricos

Já terei tomado os comprimidos de depois do jantar?
Confesso que não me lembro.
Mas é provável que sim.
Devia haver umas caixinhas com compartimentos, um por cada dia da semana, e divididos por pequeno almoço, almoço, jantar e intervalos.
Quando comprássemos os comprimidos na farmácia, a menina simpática distribuia os comprimidos pelos compartimentos e escusava de assentar na embalagem a posologia.
Assim se evitava esta duvida e se evitava tomar duas vezes o mesmo comprimido.
Hoje é terça feira ou segunda feira?
É que a caixa dos compartimentos ainda me diz que já é quarta feira.
Complicado.
Ou terei vivido dois dias num dia só?
E se troco a embalagem?
Se tomo o brometo de piridostigmina antagonista dos inibidores dos recetores da acetilcolina em vez do relaxante cloridrato de tansulosina ou alfuzosina, porque as embalagens são parecidas, ou se tomo o inibidor de produção de ácido gástrico em vez de qualquer um destes, vou sentir-me desconfortável logo à noite.
Pior será se me convencer que já tomei o inibidor da fosfodiasterase do tipo 5, a falta que me pode fazer.
E também será inconveniente se tomar uma aspirina em vez do candesartan antagonista dos recetores da angiotensina II, para me conter a hipertensão, que com os bloqueadores dos canais de cálcio não me dei bem.
Mas agora está a fazer-me confusão na cabeça - se tomar meia duzia de comprimidos já é uma coisa tão complicada, como é que se pode invocar a confusão entre duas embalagens diferentes de comprimidos com a mesma substancia ativa para reservar o monopólio de uma patente que já caducou em vez de nos centrarmos na essencia, que é a composição da substancia ativa?(especialmente quando há mais de 20 anos, que por acaso é o prazo de validade de uma patente, se combinou privilegiar a dita substancia ativa)
Aliás é o que quer dizer substancia.
Não confundir com imagem.
É preciso muito cuidado, sim, com os grandes laboratórios farmacêuticos.
Têm os seus critérios de investimento em investigação.
São muito ciosos das suas patentes (pena não seguirem os exemplos da vacina contra a poliomielite e contra a gripe das aves, que privilegiaram o interesse público).
Não andam muito preocupados em investir na investigação contra o crescimento da resistencia das bactérias aos anti-bióticos.
É pena.
Bom, vou ter de aviar mais uma receita.
O farmacêutico vai-me perguntar se eu insisto na marca ou se pode ser genérico.
Claro que pode ser genérico, pelo menos enquanto o fabricante estiver homologado.

Sem comentários:

Enviar um comentário