segunda-feira, 16 de maio de 2011

Exmo senhor ministro das Finanças, permito-me sugerir

Exmo senhor ministro das Finanças, permito-me sugerir uma medida alternativa à redução da taxa social unica.
Fiquei muito impressionado com a opinião do senhor economista Vitor Bento, que disse que essa medida só resultava, isto é, só equivalia ao efeito da desvalorização no estímulo à exportação se, e só se, os preços do setor não transacionável baixassem.
Isto é, só conseguiriamos reduzir, com a tal medida de cortes na taxa social unica, os custos do trabalho e da produção dos produtos exportáveis do setor transacionável, se os preços do setor não transacionável não "puxarem" pelos preços desses produtos.
É que, com as medidas propostas pela troica/tríade, ou propostas pelos "académicos", pelos políticos e pelas associações de grandes empresários, vamos esperar aumentos na eletricidade (aliás inevitáveis) , na água, na saúde... pelo que os cortes na taxa social única não parecem boa ideia.
Então, como alternativa, tenho a sugerir a criação de um indicador para cada empresa igual ao valor importado pela empresa/volume de negócios da empresa.
A taxa social unica a liquidar nessa empresa seria dada pela fórmula (ou fórmula alternativa para o cálculo do IRC):
TSU = 0,5 x (valor importado/volume de negócios) + 0,3
Estaria assim a premiar-se quem menos importasse.
Seria interessante analisar este indicador em empresas como as grandes superficies comerciais, tão orgulhosas em apresentar preços baixos, mas responsáveis por grandes quantidades de alimentos importados.
Ou até a própria Auto-Europa. Será que os lucros que têm de ser exportados (PIB inferior ao PNB) não irão desequilibrar a balança de pagamentos correspondente a esta empresa?

Sem comentários:

Enviar um comentário