quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O TGV no DN de 24 de Agosto de 2011

Um leitor do DN apoia a construção do TGV.
Uma leitora é contra.
Relativamente aos argumentos desta leitora e em sua intenção, julgo que:
1- não foi ainda provado com cálculos que o projeto é lesivo do interesse nacional; os cálculos de viabilidade de um empreendimento devem contabilizar os benefícios e o principal é a poupança energética e a redução das emissões de CO2  relativamente ao avião e ao automóvel;
2 - a defesa do TGV não é só verborreia socrática; assenta em cálculos de especialistas de transportes;
3 - por razões de manutenção, não devem as vias de TGV servir de transporte de mercadorias (mais peso por eixo); por isso foram, e bem, previstas vias para mercadorias mesmo ao lado;
4 - a ligação alem Pirineus é da responsabilidade espanhola e francesa e está em construção para a ligação Barcelona-Perpignan;
5 - como não dá trabalho qualificado? sabe as componentes de software num sistema TGV desde o controle do movimento ao controle da manutenção? tudo isso requer técnicos portugueses qualificados
6 - importações maciças de equipamento, só se continuar a desindustrialização em Portugal e os cortes nos investimentos produtivos...
7 - tambem é do interesse de Lisboa não perder os fundos europeus e não pagar indemnizações aos empreiteiros e aos espanhois por quebra de compromissos anteriormente assumidos


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