sábado, 17 de setembro de 2011

O bairro do cerejal



Moskow - Cheryomushki (o bairro do cerejal em Moscovo), opereta de Dmitri Chostakovitch, estreada em Moscovo em 1959.
Os apaixonados não têm casa para viver o seu amor. Só podem encontrar-se ingenuamente no cinema e nos museus. Tentam desesperadamente a atribuição de um apartamento num dos novos blocos construidos no bairro do cerejal. Finalmente, os burocratas corruptos que pretendiam os apartamentos para eles próprios e para os seus cumplices são vencidos.
Chostakovitch escreveu este musical um pouco antes do West Side Story, de Leonard Bernstein, do outro lado do mundo.
Com todas as diferenças entre eles, sinto-os muito próximos.
Bernstein baseou-se na história de Romeu e Julieta adaptada aos porto-riquenhos de West Side para ilustrar os muros que se levantam à compreensão entre as pessoas e ao amor adolescente.
Chostakovitch vivia num contexto diferente da New York de Bernstein, e de uma forma incompreensível para muitos comentadores ocidentais.
Como podia um homem sensível viver no meio do estalinismo e manter o seu militantismo oficial?
Talvez porque a sua personalidade o levava a reagir com raiva e de uma forma persistente aos sucessivos golpes que Estaline infligiu ao ideal comunista.
A ideia do Bairro do Cerejal é essa: criticar com as armas de que dispunha, já na era pós-Estaline, a burocracia e a corrupção que se opunham ao ideal comunista de providenciar habitação condigna a todos, consoante as suas necessidades e as suas possibilidades (o que era também o ideal de Adam Smith nunca assumido pelos seus seguidores).
Ficaram da experiencia soviética os crimes contra a liberdade e a incapacidade de compreensão das novas ideias e tecnologias de gestão descentralizada, mas ficaram a musica de Chostakovitch, e os bairros dos cerejais que foram construidos por aqueles lados,agora, coitados, muito precisados de manutenção, enquanto no ocidente, nesse tempo, cresciam as favelas e os bairros de lata.
Como diz e pratica o maestro Barenboim, a musica aproxima as pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário