quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Na esquina do tempo, da António Enes para a Pedro Nunes

Na esquina da Rua António Enes para a Rua Pedro Nunes existe agora um espaço vazio, aguardando o início de uma construção.


Graças às fotografias de rua do Google, posso recordar a moradia compacta que lá se erguia. 
Reparem na porta baixa, possivelmente para formar conjunto com a janela que lhe está sobreposta.
Pequenos obeliscos nas cornijas, mansardas.
Portão de acesso ao quintal e edificio anexo para garagem e pessoal de apoio.
Resta a memória que me traz o seu último habitante.


Um dos colegas mais velhos que encontrei, no tempo em que comecei a trabalhar no metropolitano de Lisboa.
De nome aristocrático. 
De trato delicado, atravessando o período da revolução de 25 de Abril com dignidade, sem condenações que até podiam ser perdoadas devido à sua idade.
Pacificamente descia a Pedro Nunes, atravessava a Av.Fontes Pereira de Melo e estava na sede da empresa, numa moradia de volumetria semelhante mas de traça mais ambiciosa.
Nesse tempo era vulgar viver-se a vida ativa na mesma empresa.
O que os economistas inovadores de agora consideram ineficiente.
Sem no entanto explicarem como é possível enquadrar os aspetos complexos de uma atividade que requeira multiplas disciplinas sem se ganhar experiencia e, especialmente, estabilidade emocional para ponderar os parâmetros das questões.
Fui encontrar o seu arquivo pessoal no gabinete que comecei por ocupar, já ele tinha deixado funções operacionais, como convinha no termo de uma carreira respeitada (outro conceito de que os economistas inovadores não apreciam, embora por razões de auto-estima possam considerar que lhes é aplicável, mesmo    em início de carreira).
Era, distribuido ordenadamente pelas prateleiras de um armário, um conjunto de fotocópias em papel térmico e de páginas datilografadas sobre quase todos os temas interessando a construção, a exploração e a manutenção de metropolitanos.
A evolução técnica é muito viva, e facilmente as notas técnicas se desatualizam.
Guardei e li algumas, tentando apreender o máximo de informação, e pedi o arquivamento da maior parte no centro de documentação da empresa.
E também guardei a lição de manter uma documentação técnica abrangendo as teorias e as práticas da especialidade e acompanhando as inovações.
Garantir a acessibilidade a todos os temas de interesse para um metropolitano, facilitando a sua localização rápida e mantendo o registo da evolução técnica  é uma tarefa valiosa, que em períodos de menor atividade construtiva ou expansionista deve ser executada, incluindo a atualização de normas internacionais e de normativos de construção, exploração e manutenção.
Alguma documentação desatualiza-se, mas outra corresponde a principios de fisica que devem manter-se no âmbito do conhecimento, como por exemplo o método manual de cálculo dos diagramas de marcha a partir das forças aplicadas, para melhor compreensão do método computorizado, ou os principios de segurança da sinalização ferroviária.
Se assim não se organizar a documentação, facilmente se perderá "know how", ou "saber fazer", de questões estratégicas para a empresa.
Evidentemente que poderá sempre recorrer-se, através de concurso, a gabinetes de engenharia da especialidade, normalmente sujeitos às grandes empresas estrangeiras concessionárias de serviços de transportes.
Mas é sempre uma pena. Ter um domínio de uma atividade técnica e perder essa capacidade.
Como se um vazio tomasse conta do espaço e a sua frieza triunfasse.

Tranquilizei-o quando numa visita de colegas estrangeiros me chamou a atenção delicada e interrogativamente para uma mancha de óleo sob um transformador de média tensão. Mas não lhe contei que fiz uma cara feia depois com o contramestre do serviço de manutenção pedindo-lhe que revisse os óleos e as proteções Bucholz (integridade do óleo, que exigia efetivamente alguns cuidados; felizmente, alguns anos mais tarde a evolução técnica permitiu a substituição por transformadores secos).
Foi a última imagem que dele retive.
O que irá surgir no seu espaço?




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