sábado, 27 de outubro de 2012

Falas de governantes - A maratona do senhor ministro das finanças Vitor Gaspar

No dia em que o senhor ministro das finanças ganhou mais um secretário de Estado, expôs uma nova teoria sobre o programa de "ajustamento orçamental": que ele é exatamente (sic) como a maratona. Que Portugal tem uma linda tradição, e que geralmente se desiste quando é mais dificil, entre os km 30 e 35, não ao vigésimo sétimo quilómetro.
(ver, ao minuto 4:50   http://www.rtp.pt/play/p564/e96992/hoje )
Não bastava as anteriores citações do senhor ministro, a do otimismo de Pangloss e a da história trágico-maritima num discurso de Londres (a capital ameaçada pela Invencível Armada) que se viram contra o senhor.
Agora obrigou-me (confesso, foi um impulso compulsivo, passe a redundancia) a pesquisar a tradição linda de Portugal na maratona. E eis o resultado da pesquisa: em 1912, Francisco Lázaro morreu ao km 29, na maratona de Estocolmo, por ter acreditado que untar o corpo com sebo e tomar mistelas com essencia de terebentina e estricnina lhe dava mais energia.
Infelizmente não chegou ao km 30.
A ameaça é a receita das mistelas do senhor ministro, que declarou que estamos a 2/3 do programa de ajustamento, "exatamente" como na maratona.
Ai que coisa, 2/3 de 42 são 28 km, não são 27 km, que foi onde o senhor ministro achou que nós estávamos.
Ah, e outra coisa, o senhor ministro falou no vigésimo sétimo quilómetro. Mais um desvio, pequeno para um não matemático, e "enorme", como o senhor ministro gosta de adjetivar, para um matemático; é que o km 27º começa ao km 26, longe do km 28, o dos 2/3.
Que coisa, não bastava ter previsto no primeiro orçamento retificativo uma quebra homóloga de 5,3% para o IRC e ela ter sido até 30 de setembro de 20,7%, nem ter previsto um crescimento de 7,5% para o ISV (para o ISV, imaginem) e ele ter diminuido 45% (ver
http://www.dgo.pt/execucaoorcamental/SintesedaExecucaoOrcamentalMensal/2012/Outubro/1012-SinteseExecucaoOrcamental.pdf   ) , ainda vem agora com confusões quilométricas.
Ah, mas tambem esclareceu por que "o ajustamento orçamental é maior do que o inicialmente previsto: porque as caracteristicas do ajustamento são diferentes do que estava previsto e envolvem uma queda maior da procura...e da massa salarial... e está associado ... ao problema... do desemprego" (ver minuto 6:40).
Deuses! Deuses!
Não lhe foi dito na altura que cortar, cortar, dava em recessão?
A minha incapacidade de aceitar isto é porque  as características da minha incapacidade são diferentes das que aceitariam isto.

2 comentários: