quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Congratulations from Lisbon, Dear Tube, for your 150th birthday


Parabens, querido metropolitano de Londres, com os teus 150 anos feitos em glória.
Debaixo da terra, underground, século e meio nos contemplam, com 408 km de rede, 275 estações e 3 milhões de passageiros por dia.
Os senhorinhos que muito convencidos nos querem impor aqui, em Lisboa, soluções que já foram experimentadas e corrigidas aí em Londres, regressando a gestão técnica e as decisões à esfera pública, TFL, Transport for London, bem podiam aprender convosco.
Precisamente porque fizeram contas, e o que importa mais é economizar na energia para a deslocação das massas, os que produzem, quer o colarinho seja branco, quer seja azul. Como vai a construção da travessia leste-oeste?
You move people, you are mass transit.
Ainda bem que, para o regresso à esfera pública, não foi preciso ocorrer acidentes, como nas redes de superfície de Inglaterra, depois das decisões imprudentes da neo-liberal Thatcher.
Podiam aprender convosco, os senhorinhos que querem concessionar ou privatizar, eles ainda não sabem, que aguardam estudos (como acreditam neles próprios e nos peritos a quem encomendam estudos…).
Uma pequena homenagem ao London Underground. É um poster do principio do século XX, que explica a atracão do metro. No fundo, é a articulação correta dos modos de transporte, quando se pretende beneficiar das economias de escala das aglomerações metropolitanas e fazer convergir para o modo pesado as linhas de alimentação de menor capacidade.
Podiam aprender, os decisores, com este poster.

O poder de atração do metropolitano

Sem comentários:

Enviar um comentário