sexta-feira, 19 de abril de 2013

Reabilitação urbana

A reabilitação urbana é uma área essencial para relançar o crescimento da economia e combater o demprego.
Já há muito que deveria ser objeto de estimulos e de afetação de fundos QREN pelo governo.
Mas a incompreensão dos senhores governantes e o distanciamento da realidade que os cateriza, ou o seu objetivo mal escondido de deixar degradar e corromper a economia e a sociedade, impede o desenvolvimento da reabilitação.
É verdade que não se trata de pintar fachadas, o problema é mais vasto e envolve reurbanização, com reestruturação e emparcelamentos de numeros matriciais, aplicação sistemática de técnicas de isolamento e eficiéncia energética (passivação energética),  reconfiguração de percursos e modos  de transporte.
Tudo coisas dificeis de entender pelos decisores governantes.
Mas é sempre bom ouvir a opinião de pessoas como Rui Rio, presidente da câmara do Porto: "o governo não entende nada de economia... quer fechar o país ... se o governo entende que a reabilitação urbana do Porto está a correr mal (reprovou as contas da Sociedade de Reabilitação Urbana) é dramático ... dificilmente se encontrará um projeto de investimento público com um efeito multiplicador desta natureza".
Choca, pensar que pela Europa fora e no nosso país um grupo de pequenos yupies de baixo valor cultural conseguiu impor uma cartilha neo liberal de estrangulamento da sociedade organizada em nome de um ideal de iniciativas privadas que não se desenvolve.
Mas foram eleitos, é verdade. A Democracia não tem defesas contra estes pequenos nibelungos.

Sem comentários:

Enviar um comentário