quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ainda o livro de Tim Harford, "Adapte-se"


Embora sem a pretensão do autor, de apresentar soluções para os problemas que nos afligem, nem mostrar de forma enciclopédica os dados que fundamentam essas propostas, faço aqui várias citações do livro, acreditando que possam ajudar a uma atitude que facilite a análise lúcida das questões, e chamando a atenção para os perigos das generalizações precipitadas, especialmente não querer transformar fracassos em exitos, mas sim retirar deles lições.
Página 13 -  de Hayek - "A curiosa tarefa da economia é mostrar aos homens quão puco realmente sabem sobre aquilo que imaginam conceber " - quem diria, o patriarca do neo liberalismo, inspirador de tantas certezas em pobres cabecinhas...
Página 52 - de H.McMaster, comandante americano na guerra do Iraque - "É tão extraordinariamente complexo. Se alguma vez pensarem que têm a solução para isto,estão enganados e são perigosos" - McMaster contribuiu fortemente para a correção da atitude norte americana no Iraque e atenuação da instabilidade
Página 98 - de David Pye - "Nada do que concebemos ou produzimos chega realmente a funcionar...tudo o que concebemos e produzimos é um improviso, um golpe de sorte, qualquer coisa inapta e provisória."
Página 207 - de Keynes - "Envolvemo-nos numa confusão colossal ao termos errado no controle de uma máquina delicada cujo funcionamento não entendemos."
Página 210 - de Charles Perrow, analista de riscos - "A banca ultrapassa em complexidade qualquer central nuclear que eu tenha estudado."
Página 230 , de um anónimo, citado pelos grandes grupos financeiros "Emprestem tanto quanto quiserem a quem quer que quiserem, porque o contribuinte garantir-vos-á sempre, com os seus impostos ou as suas pensões, que serão reembolsados"
Página 239, de um anónimo, funcionário do HBOS, banco hipotecário inglês - "Nunca conseguiremos atingir os nossos objetivos de venda de hipotecas e, simultaneamente, fazê-lo de forma ética".
Página 249 - de Gary Hamel - "Não é preciso ser-se marxista para se ficar impressionado pela escala e pelo sucesso dos esforços do início do século XX para transformar seres humanos com vontade própria em empregados dóceis."
Página 249 - de Aza Raskin, designer na Firefox - "A vossa primeira tentativa vai estar errada. Elaborem um orçamento e um modelo que contem com isso"
Página 277 - de Goro Shimura, falando do matemático Yutaka Taniyama - "Enquanto matemático, não era uma pessoa muito cuidadosa. Cometia muitos erros, mas cometia esses erros na direção certa ... tentei imitá-lo e descobri que é muito dificil cometer bons erros."
Página 277 - de Tristan Tzara, poeta dadaísta romeno-francês  -  "Tentemos, por uma vez, não estar certos".

E pronto, já podemos explicar isto aos decisores, para que não cometam mais erros na direção errada e não venham dizer que estão certos de que estão a salvar a pátria.

Sem comentários:

Enviar um comentário