segunda-feira, 20 de maio de 2013

Hidrogénio, combustível, novo "post"

Este blogue já se referiu ao hidrogénio combustível para automóveis em
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/search?q=hidrog%C3%A9nio

Com a devida vénia ao DN, reproduzo a fotografia do abastecimento de um veículo automóvel no Hawai, Honolulu, na base aérea de Pearl Harbour.

Ignoro se o veículo é de pilha de combustível e  motor elétrico ou de combustão direta do hidrogénio em motor de explosão.
O que interessa, porém, é que o hidrogénio é obtido, julgo que por eletrólise, a partir de energia eólica no local.
Fica assim demonstrado que é mentira o que alguns técnicos dizem, que há excesso de capacidade  instalada de produção eólica em Portugal.
É verdade que sim, o negócio da produção de energia elétrica a partir de gas natural e de abastecimento de automóveis por gasolina e gasóleo seria prejudicado, e lá se iriam as maravilhosas vantagens da liberalização dos mercados de energia.
Mas basta pensar que cerca de 40% da energia primária é consumida em transportes para se ver que haveria sempre consumidores disponíveis, nem que fosse o transporte ferroviário noturno de mercadorias. E mesmo que não houvesse, a exportação de energia elétrica é outra solução, eventualmente recorrendo a linhas de alta tensão de tensão contínua (terão discutido isto na última cimeira ibérica, ou não farão ideia?). Dificuldade de financiamento? Para que serve o QREN, agora horizonte 2020? Além de que Energia tem sempre retorno para garantir o empréstimo.
Devia haver um juramento para os técnicos de engenharia semelhante ao juramento de Hipócrates: colocar a saúde energética da comunidade acima de tudo.
O posto de abastecimento da fotografia é fornecido pela HydraFLX, de Austin, Texas, fornecedora do Departamento da Defesa (DoD) dos USA:
http://www.hydraflx.com/index.html

Segundo o site da empresa, o hidrogénio é competitivo a partir de 87 dólares/barril de petróleo.
Interessante, se o governo português propusesse uma parceria com o referido DoD, agora que se fala tanto no pós-troika.

PS - Confirmado, os veículos são de pilha de combustível e o hidrogénio é obtido por eletrólise. É uma pena ficarmos para trás, depois do sucesso que foi a experiencia com autocarros elétricos de pilha de combustível no Porto:
http://www.fleetsandfuels.com/fuels/hydrogen/2012/02/gm-fuel-cell-cars-for-the-u-s-military/

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