quinta-feira, 20 de junho de 2013

A ponte de Skagit River - não basta a manutenção

Ponte de treliças com o tabuleiro inferior de tramos independentes; a carga demasiado alta de um camião partiu  a primeira e o esforço resultante sobre as outras secções foi sucessivamente ultrapassando a resistencia das que iam ficando; o acidente ocorreu em 23 d e maio de 2013; foi reposto o tráfego em 19 de junho de 2013 com um vão provisório
A manutenção das pontes é essencial. A ponte de Minneapolis caiu em 2007 por falta de manutenção (fratura progressivamente maior não detetada).
Depois disso, os USA concretizaram um plano de monitorização permanente das pontes.
No caso da ponte de Skagit River, no caminho de Vancouver para Seattle, a inspeção tinha sido recente e a manutenção estava em dia.
No entanto, recentemente tinha havido colisões de cargas com as vigas superiores das treliças, sendo que a altura livre nas vias exteriores é menor do que nas vias interiores.processando-se o tráfego pelo interior das treliças.
Custa a imaginar como nos acessos à ponte não existia uma cércea para detetar cargas de dimensão superior à admissível.  Havia plano de marcha e o camião era precedido por um carro de apoio.
Isto apenas para dizer que nas terras de paises desenvolvidos donde veio o senhor ministro da economia também há problemas.
E até se poderá dizer que o projeto foi otimista por não prever redundancia em caso de falha de uma secção.
No acidente houve apenas 3 feridos ligeiros que foram retirados do rio, mas infelizmente morreu um policia de transito nas operações de desvio por outra ponte.
Custo previsto de um tramo definitivo para substituir o tramo provisório já em serviço: 5,6 milhões de euros.

Interessante dispor-se desta informação tão próximo dos acontecimentos, enquanto nós, por cá, cultivando o secretismo pacóvio, continuamos à espera do relatório final do acidente de Alfarelos e sem réstia de esperança de conhecer as causas dos acidentes rodoviários que vão continuando a matar gente.


















http://en.wikipedia.org/wiki/I-5_Skagit_River_Bridge_collapse

Sem comentários:

Enviar um comentário