quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

memórias, o email para Latifa

 o texto seguinte faz parte de umas memórias do metropolitano:


email para Latifa
                                                                  


Cara colega

Não resisti a escrever-lhe, depois da nossa conversa casual no refeitório, no meio dos outros colegas que, como a Latifa, estão a frequentar o curso de maquinistas.
Não imagina a satisfação que me deu saber que a Latifa é mulher de Bachir.
Como o mundo é pequeno, ou como se diz agora, encolhendo os ombros ou abrindo um sorriso, conforme as circunstancias, é a globalização.
Bachir, o pequeno Bachir de olhos vivos, nascido em Moçambique, de ascendência paquistanesa, que foi aluno da minha mulher, que tinha boas notas a  matemática e que  um dia lhe pediu insistentemente que ela lhe passasse um papel a atestar que era professora dele e que ele tinha aproveitamento nas aulas.
- Mas, Bachir, esses papeis são passados oficialmente pela secretaria da escola. Para que queres tu o papel?
- Já tenho esse papel da secretaria, para apresentar no serviço de estrangeiros, mas eles levantaram objeções e agora preciso do seu para provar que estou integrado na sociedade, que os meus pais também, e que posso visitar a minha família no Paquistão e voltar sem ser incomodado.
Perante o ar adulto com que Bachir falava, a minha mulher rascunhou o que lhe pediam no computador, imprimiu e deu-lho.
E a verdade é que, daí a uns dias, ele telefonou triunfante a dizer que já tinha o visto para a viagem.
Durante algum tempo depois de sair da escola, Bachir mandou à minha mulher mensagens de Natal e Ano Novo, ele que todos os anos, pelo Ramadão, levava um saquinho de plástico com os fritos festivos e aromáticos da sua família, para repartir com os colegas e os professores da escola.
E agora, pela mulher, volto a ter notícias dele, empresário de sucesso com umaloja de telemóveis e computadores na Almirante Reis.
Eu já tinha reparado em si, Latifa, na forma ligeiramente diferente como se veste, revelando a sua origem islâmica (como lhe ficam bem as calças largas de cores claras, apertadas nos tornozelos), mas bem independente com o cabelo sempre espreitando generosamente no lenço mal apertado, e por estar no curso de maquinistas.
Como eu lhe disse na nossa conversa de há pouco, já desesperava de ver uma mulher a conduzir um comboio do nosso metropolitano.
Fico contente por, tal como na escola com Bachir, não haver aqui no metropolitano qualquer preconceito contra vocês.
E não tem que haver, com ou sem a intervenção americana no Iraque e no Afeganistão, os atentados da Al-Kaeda, o fundamentalismo waabita que proibe as mulheres de conduzir, como se Aisha, a jovem mulher do profeta, e a sua filha, não conduzissem camelos…
Penso que devemos combater o fundamentalismo sem armas, assim como assim, Gandhi e Mandela também ganharam mais sem armas do que com a violência.
É verdade que é difícil convencer um fanático que acha que recebeu uma revelação que manda matar infiéis, mas que confusão, não confundamos ordens de um comandante  militar, que o profeta também era, com ensinamentos para a defesa da paz, que é o significado de Islão, por um chefe religioso.
A guerra santa, nos tempos que correm, é a guerra individual pelo próprio aperfeiçoamento  e a prova, para um crente islâmico, está no próprio Corão, quando diz que mais vale a tinta de um sábio do que o sangue de um mártir.
E há também a proclamação do primeiro presidente do Paquistão, que antes mais é-se cidadão, e depois muçulmano.
É neste tipo de argumentos que devemos insistir para que nos compreendamos e convivamos todos uns com os outros, sem querer a supremacia de nenhum grupo nem forçar ninguém a acreditar no que não quer.
E que nenhum pai obrigue a filha a usar véu se ela não quiser.
Ai  a triste história de Portugal quando expulsou os judeus ou os quis converter à força nos séculos XV e XVI e os perseguiu com a Inquisição.
As riquezas que perdeu…precisamos todos uns dos outros e de cada um.

Salam ulekum, Latifa, salam ulekum (paz contigo).




Sem comentários:

Enviar um comentário