segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Vai uma grande confusão com as 48 horas e a idade da reforma






“Chenhor doutor do travalho e do deszemprêgo: dchecupeme deregirme achim ao chenhor mas tive q abandonar a ‘scola pra bir travalhar aqui na suicha á muitoa anhos.
I atão ‘staba no kafé a ber a vola e óbi d’zer q’os ministros do travalho dos binte i cete houberam pro ben meter a smana com córenta i oito oras e tamvemcum a idade da rfórma.
Óra eu tenho lomvo é pra travaiar e eu isso auguento, q’os comunas q beem pra cá quando são as eleissões num teem  nada q dzer que só podem ser 35, 36 ou 39 . Iço era quando bibiamos avaicho das nossas puçibilidadeds.
Agora, q bibemos achima das noças puçivilidades porqos calões dos travalhadores portugueses que teem  tão vaicha produtibidade e cumptibidade que lanssaram  toda a Óropa nesta crise de inflassão ó  dfláxão, numsei vem,  e damiassa de carencias alimentárias, pur lo menos era o qos comaintadroes inconómicos deziam, qa culpa era dos travalhadores portugueses,  u q temos de fazer é travailhar inda mais e mlhór e cum menus paga.
U que me tá a fazer cufonzão às meninges é que na mesma reunião che dezeu q sóbér acordo cu funcionário, o q quer dezer que su  funcionário num quiser chegar mais depressa ao fim  do contrato a termo inserto, atão pode fajer 60 horas de travalho pur semana.
Eu cumu só tenho a carta claçe, chó chei dezer q 7 dias da çhemana a óito horas dá cincoenta e seis horas, cumu raio é que em 56 horas se conchegue travailhar 60. E um chenhor minstro inté dezeu q pur acordo tamvem pudiam fazer 65 horas.
A minha Lórentina, quinté tem estuidos, ê inté pinso q chão cosas dus cumunas qando cá bêem, dezeu q num pudia cher purq as óito horas de jornada foi uma coisa do front populère, está cumbinado que são 8 horas e num che fala mai nisso.
Por lo tanto chó pode cher chinco bejes oito dá córenta hoiras pur chemana.
A menos q me digão qafinal é pra travailar ao çhábado.
Mas atão eu lembru-me qus tais cumunas q baineem pra cá nas eleissões desseram qu Karl Marx lá deles dezeu q cu desnbolbimento industrial e das farramentas infurmáticas (eu esta já num chei dezer çeles desseram infurmáticas ou ótumáticas) a pródutibidade ómentaba e já num era prechizu travailar tantu.
Atão che calhar o denbolbimento num foi achim tão grande cumu os inconumistas neo liverais desseram qhouve nus paises q num ligaram ao Karl Marx.
Ó atão abeu achim um grande desnbolbimento mas os rendimentos ovtidos foram só  praálguns, q agora querem q agente travailhe inda mais.
Ó chenhor mnistro du travailho e do deszemprêgo, eu num qero cher má-creiado, qa falta dinducaçhão de mim é mais feia qa falta de cultura du goberno.
Mas ólhe qeu vou ter de le chamar um nome feio porque isto achim chamache crime e eu num quero que o chenhor dótor cheja criminoso, até puq acreditu qu chenhor penchou logo muito mal dosl mnistrus q decheron akilo das 48 horas e ós despois das 60 horas.
A menos q os chenhores mnistros chejam uns paus mandadus dos tais recolectores das maiores fatias dos rendimentos, q era cumu o almirante roja cóitinhu chamaba aos mnistrus du cabacu, o que tamém num gostaba de chamar ao chenhore dótor da mota bêspa purq o chenhore até tem cara de quem está enganadu no goberno em q está.
Ólhe chenhore mnistru.

Us mês comprimentus e beija che conchegue qisto num azéde pq le digu qísto póde ficar muito feio.

o Chilba purtuga


 

Sem comentários:

Enviar um comentário