quinta-feira, 15 de maio de 2014

Saí do comboio, poema de Fernando Pessoa

Poema de Fernando Pessoa, dedicado, nestes tempos em que tão sábios e preclaros relatórios dizem ao atual governo onde se devem investir os fundos comunitários, aos que acreditam no comboio como metáfora de vida e como meio de economizar energia primária.
Coisa dificil de entender pelos referidos preclaros e sábios.




Saí do comboio,
Disse adeus ao companheiro de viagem,
Tínhamos estado dezoito horas juntos.
A conversa agradável,
A fraternidade da viagem,
Tive pena de sair do comboio, de o deixar.

Amigo casual cujo nome nunca soube.
Meus olhos, senti-os, marejarem-se de lágrimas...
Toda despedida é uma morte...
Sim, toda despedida é uma morte.
Nós, no comboio a que chamamos a vida
Somos todos casuais uns para os outros,
E temos todos pena quando por fim desembarcamos.

Tudo que é humano me comove, porque sou homem.
Tudo me comove, porque tenho,
Não uma semelhança com ideias ou doutrinas,
Mas a vasta fraternidade com a humanidade verdadeira.

A criada que saiu com pena
A chorar de saudade
Da casa onde a não tratavam muito bem...

Tudo isso é no meu coração a morte e a tristeza do mundo,
Tudo isso vive, porque morre, dentro do meu coração.

E o meu coração é um pouco maior que o universo inteiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário