domingo, 28 de setembro de 2014

A propósito da guerra da Ucrania

A desgraça e a guerra da Ucrania levou-me a pesquisar a história antiga da região.
Para além da importancia do principado de Kiev e do seu chefe Vladimir (980-1015) na formação da nacionalidade russa (com recurso à cristianização para a unificação do seu estado, liquidando toda a cultura pagã), chamou-me a atenção uma referencia da primeira crónica das tribos eslavas (856). As tribos eslavas e finlandesas que ocupavam a região de Novgorod aos Urais e até ao mar negro pagavam tributo aos povos vizinhos e estavam em permanente sobressalto com a invasão dos vikings, descendo do Báltico para sul. Por essa altura conseguiram repeli-los, mas não se entendendo entre si, enviaram aos vikings o seguinte recado:
"A nossa terra é grande e rica, mas falta-lhe a ordem; venham, sejam os nossos principes e governem-nos"
Segundo a historia da Russia que consultei (Histoire de la Russie, des origines a 1917, de Pierre Pascal, ed Presses Universitaires de France), essa data, 856, é a da fundação do estado russo.
Faz lembrar, talvez apenas em parte, o cronista de Julio Cesar," os lusitanos não deixam que ninguem os governe,  mas não se sabem governar. "
Ao menos se com os fundos comunitários viessem os gestores para os ditos...talvez se conseguisse equilibrar o saldo orçamental (saldo orçamental=investimento privado e fundos comunitários menos poupanças, mais exportações e menos importações).

Sem comentários:

Enviar um comentário