quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O monstro no labirinto, ópera com jovens de Jonathan Dove

O monstro no labirinto, ópera com jovens, de Jonathan Dove, sobre o mito do minotauro e de Teseu, no festival de Aix-la-Provence e no canal Mezzo.



Nas primeiras cenas da ópera, os coros cantam:
"Vão sacrificar os jovens de Atenas"  (o rei de Creta, vencedor da guerra, exige um tributo anual de jovens para sacrificar ao monstro minotauro)
E os coros respondem a eles próprios:
"O rei Minos delira".

Será que o compositor, inglês de nascimento, não estaria a pensar na política da união europeia e do seu minotaurino eurogrupo? E de que ainda há Teseus?
Pode ser subversiva, a ópera.

PS - Curiosamente, a Fundação Gulbenkian "trouxe" o monstro no labirinto a Lisboa, em setembro de 2017:
https://gulbenkian.pt/noticias/o-monstro-no-labirinto/

Reportagem sobre a produção portuguesa:
https://www.youtube.com/watch?v=0bAL_0dX_VY

Os espetáculos na Gulbenkian tiveram a participação dum coro infantil, dum coro de adolescentes (elementos de 4 coros) e dum coro de adultos, cerca de 300 pessoas.

A encenadora destacou, no sacrificio dos jovens, a analogia com a exploração de jovens e de imigrantes, e com a drama dos refugiados que atravessam o Mediterraneo.
Tratando-se de uma versão de concerto, a cenografia era discreta, mas eu interrogo-me se não seria interessante montar esta ópera com uma intervenção mais forte da cenografia. Mais íntima, com pequenos coros movimentando-se entre paineis de cenários sucessivamente iluminados (ou telas de projeção de video), representando as grandes ameaças à juventude: os acidentes na estrada, a droga, a guerra, as desigualdades económicas e sociais, que impedem o acesso à saude e ao conhecimento. Estes são os deuses violentos a que se sacrificam continuamente jovens. Tal como no mito do minotauro, ou do deus Moloch da antiga Fenícia. E com menos importancia dada ao heroi salvador. É a força dos jovens que lhes dá a felicidade, não são herois que gostam de ser seguidos  a dá-la. É o conhecimento que é o verdadeiro heroi dos jovens.


https://youtu.be/oH32Z2ZebHc

https://www.monsterinthemaze.com/monster-in-the-maze/

Sem comentários:

Enviar um comentário